Os dois carnavais: business e lazer

Este assunto é de outros carnavais. Literalmente. Já não é deste século que alguns brasileiros mais sérios sugerem que o Carnaval seja comemorado uma semana após o réveillon. O Brasil não começa antes da data festiva e atrapalha os negócios. De um lado, eles têm razão, realmente o país deixa quase tudo para depois da batucada e do desfile.

Tenho conversado com executivos da hotelaria. Quem é do segmento business afirma que o carnaval neste ano sendo no começo de fevereiro fez o mês ter uma ocupação excelente. Já, os hoteleiros do lazer se queixam dizendo que o carnaval foi um fiasco. Caiu muito perto de janeiro. “Os turistas saíram de férias no primeiro mês do ano, e ainda nem haviam recebido o salário e já era carnaval. Quando o feriado é em março, o primeiro trimestre registra índices excelentes”, afirmam. O que fazer então?

Alguns destinos estão organizando, já há alguns anos, carnavais fora de época. Natal, Aracaju. Eles descobriram que o carnaval é um produto e tentam atrair turistas em períodos de baixa. E já que falamos em baixa temporada. O Brasil não pode ter baixa estação. Temos que continuar criando produtos e colocando nas prateleiras. Temos tantas festividades, tantos festivais. De Paratins, no Amazonas. Da Uva, em Caxias. Parada Gay, em São Paulo. São João… e assim por diante.

Os organizadores de eventos, as associações e o Ministério do Turismo precisam entrar em um acordo geral. Em prol do turismo brasileiro. Organizar tudo e colocar no calendário de forma business-objetiva. O turismo é o melhor negócio do mundo. E o Brasil será o país mais turístico do planeta. Podem escrever! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: