Hotel-Escola: qualificação superior

A grande vocação do Brasil para o turismo necessita obviamente capacitar cada vez mais os profissionais do segmento. A maioria das universidades oferecem cursos de hotelaria, porém os formandos saem delas sem ter um direcionamento que realmente faça com que se engajem rapidamente no mercado. Todos sabem que ninguém sai de uma faculdade, trabalha alguns meses e é promovido a gerente. Aliás, em nenhum setor isso acontece. As vezes um QI ajuda, mas não acaba valendo, nem para o empregado, tão pouco ao empregador.

Já visitei laboratórios de várias universidades. Todos tem uma recepção, quarto, até algumas mesas para servir, mas falta o equipamento mais importante: o hóspede. É ele que dá a experiência ao recepcionista, executivo de contas, mensageiro, à camareira, ao garçon… É ele que faz coisas que às vezes desnorteam. É e justamente o “norte” que deve estar sempre na mente dos profissionais. Quem tem a bússola…

Os hotéis-escola são uma excelente forma de treinar e preparar os futuros profissionais. A partir do segundo ano – o primeiro é básico – o estudante poderá passar por todas as áreas do hotel e a partir do terceiro, escolher qual área desejará se aperfeiçoar. Óbvio que regras deverão ser criadas como por exemplo exames de qualificação.

Os hotéis-escola permitirão que o estudante obtenha uma experiência de no mínimo dois anos e já consiga entrar no mercado em condições melhores. Com o passar dos anos o nível de qualificação será cada vez melhor e os estudantes terão uma luz maior no fim do túnel. Passo a bola para as intituições de ensino. Bom feriado!

Advertisements

2 comentários

  1. Marce

    Devo concordar em gênero, número e grau. Nenhum curso de graduação nos prepara devidamente para o mercado de trabalho. O Hotel-escola, agências de viagem junior… fazem falta no período de graduação!

    Um abraço!
    Marcela Soto

  2. me formei na Faculdade SENAC que foi a pioneira em Hotel Escola.e creio que a única a realmente ter um Hotel Escola, pq as outras universaidades nao tem o hotel né, apenas a escola.
    Lá eles tem realemnte um laboratório, mas não brinacamos de laboratório apenas, vamos para dentro do hotel para podermos treinar.
    Ai sim temos contato direto com os hóspedes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: