Ensinar para crescer

Existem muitos executivos que ensinam verdadeiramente os profissionais que estão sob sua coordenação. Não conduzem apenas o trabalho, mas mostram qual é a verdadeira ciência, linha de pensamento e alguns segredos para o sucesso. Já, do outro lado de uma possível mesa diretiva, um outro tipo de executivo centraliza tudo sob seu comando. Não expande seus pensamentos, suas ações e trabalha praticamente sozinho, mesmo que esteja situado nas três primeiras filas do organograma da empresa em que trabalha e tenha abaixo de si um número x de colaboradores.

Nas gestões em que participei sempre procurei conduzir o trabalho numa administração sem pirâmide, e preferencialmente horizontal e no máximo na forma egípcia invertida, ou seja, colocando na mesma linha ou no topo os colaboradores das áreas diretamente ligadas ao cliente. E mais ainda, fazer com que o negócio não dependesse da minha presença. Sempre tive meus braços direitos e esquerdos por dentro do negócio e com autonomia nas tomadas de decisões. E essas ações não impediam de que eu estivesse por fora dos procedimentos ou que não soubesse o que estava acontecendo, ao contrário todos, incluindo o cômite executivo estavam sempre por dentro de tudo.

Acredito na filosofia em ter sempre um backup pensante. Esse procedimento nos permite ter mais chance no crescimento profissional. Fica mais fácil para a presidência e diretoria tomarem a decisão na promoção do executivo. Enquanto que o gerente centralizador e não compartilhador faz todo o ciclo de produção depender dele e, mesmo que seja promovido ou em uma hipótese pior, tenha que se afastar por qualquer motivo, a tal linha de produção poderá ser prejudicada, ou seja, sair da padronização.

Os executivos que não ensinam geralmente são inseguros e têm medo de serem ultrapassados na curva. O segredo de tudo é ensinar e não ficar parado, aprender mais e estar sempre um passo à frente dos outros. Alguns acham que fazer um MBA ou uma pós é o ideal e outros tiram períodos sabáticos para viajar e se aprimorar em outras praias. Todas as formas são válidas pois o mais importante é estar aprendendo constantemente. Fui com desejos de uma boa semana para todos!

Advertisements

1 Comentário

  1. Peter,
    O tema gestão de pessoas é muito importante mesmo!
    Bjs, Aléssia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: