A hora é essa, pra que esperar? Alguém tem alguma ideia?

Nesta semana, o diretor de uma rede hoteleira demonstrou receio em relação as expectativas do que acontecerá após o mês de março. “Não sei como o mercado está reagindo e não temos nenhuma previsão do que pode vir a acontecer depois desses primeiros dois meses de 2009. Iremos suspender todas as ações de marketing e outros investimentos como repaginações em UHs”, disse o executivo. Rebati com o seguinte argumento: penso que você está equivocado. Dois meses é muito tempo para se perder e este é o momento certo para investir em marketing, captar novos mercados, desenvolver pacotes, conversar com seus fornecedores e colaboradores de cada uma de suas unidades em busca de novas ideias para tentar melhorar o que já está bom. Vender como nunca pois a hora é essa, pra que esperar?

Não estou aqui tentando vender ou puxar o salmão para minha brasa e não visei de modo algum nos interesses do meu negócio. O quero dizer é que se tenho uma loja que vende guarda-sóis e cadeiras de praia, tenho também que ter na minha prateleira guarda-chuvas para os dias nebulosos. Já faz mais de 13 anos que não como mais carne vermelha (bovina e ovina) e sempre que viajo procuro me alimentar salutarmente em restaurantes naturais. Lembro que nas primeiras vezes que fui para Buenos Aires com os mais puros ímpetos da união mercosuliana, encontrei dois restaurantes dessa categoria. Quando voltei uns quatro meses depois, os dois estabelecimentos haviam fechado. Carnívoros de primeira linhagem, comida natural não é para os argentinos. Talvez se o PDV (Ponto de Venda)vendesse outras opções, mesmo que fosse contra a filosofia do empresário, poderia ter alcançado algum sucesso.

É preciso saber que não podemos parar de agir, continuar e perseverar sempre, como se estivessemos trilhando a conquista de nossa amada. Para isso, escrevemos poemas, enviamos flores, fazemos surpresas entre outras ações inesperadas. O futuro nesse caso também é incerto – não sabemos se ela vai corresponder -, mas se agimos com perseverança, conseguimos atingir o objetivo. Por isso caro executivo, gerente ou diretor, levanta dessa cadeira, chame todo mundo e diga bem alto: ei pessoal temos uma grande oportunidade para ganharmos novos mercados. Alguém tem alguma ideia? Tenho certeza que suas expectativas serão ultrapassadas! Fui, desejando uma excelente semana para todos! Boas vendas!

Advertisements
  • Posted in: 1

11 comentários

  1. Carissimo Peter,
    concordo plenamente com seu ponto de vista e tenho falado e repetido isso a todos. Tempos de crise, ficar sentado na cadeira esperando o quê? Estou igualmente perplexa quando conversando com alguns hoteleiros durante ILTM Cannes (feira de turismo de luxo), me disseram que estavam fechando escritorios de vendas – regionais, despendindo funcionarios nessa área e por ai vai… Eu estou fazendo justo o contrario, tentando mostrar aos meus clientes – hoteis, nos 5 continentes, que é hora de INOVAR… por isso a propaganda que mais me tocou neste fim de ano foi a do Bradesco em dois mil Inove… 2009! simples como essa mensagem, repasso a todos : ) abraços e muito sucesso em 2009, sempre inovando. Marisa

    • blogdopeter

      Marisa! Grato pela leitura e post! Um grande abraço!

    • blogdopeter

      Prezado Airton, grato pelo comentário!
      Puxa, achei que essa questão de baixar tarifas para conquistar “temporariamente” novos clientes já havia acabado, pelo menos aqui em SP. Infelizmente, parece que não! Fico realmente decepcionado em saber que essa ação que é um verdadeiro tiro no pé continua sendo praticada! O problema é que alguns não sabem o que significa RevPar, não têm a noção do que é diária média e muito menos quais é são os verdadeiros custos de operação. Acredito que é preciso catequisar a prole. Cursos, workshops, artigos, etc.
      Grande abraço
      Peter

  2. Joana Kalid

    Caríssimo Peter e Querida Marisa,
    Vocês estão certíssimos! A hora é de investir de maneira inteligente, ou seja otimizando recursos. Cortar é um absurdo!!! Essa é a hora de tentar, juntos com parceiros, buscar saídas e parcerias. Saber administrar na crise e dar a volta por cima é a saída da ADM inteligente! Aos empresários que pensam assim meus sinceros votos de parabéns! Para aqueles que estão fechando postos e cancelando TODA a verba, estão cavando o próprio fracasso e com isso fragilizando ainda mais a economia!
    Deveríamos aprender um pouco com as palavras do Obama: “ Sim, nos podemos” “Vamos administrar para reerguer o Pais” “Neste dia nós nos unimos porque escolhemos a esperança” e traçar estratégias inteligentes para sair dessa frágil situação. Empresários, aprendam com o Obama! Abraços e Sucesso a todos nos em 2009! Joana Kalid

    • blogdopeter

      Olá Joana. Grato por comentar o post! Um super 2009 com muitas inovações e ideias!Abraço

  3. Thiago Cuencas

    Concordo plenamente com minhas amigas Marisa & Joana.. O momento é muito oportuno para desenvolvermos habilidades que no conforto dos dias mais estáveis não eram desenvolvidas, melhorar produtos, investir em novos mercados, pulverizar os produtos em mercado novos e promissores.. A Hora é sim de investir “com cautela” mas sempre imaginando que NENHUM investimento deve ser feito para o curto prazo.. Agora mais do que nunca temos que olhar o medio-prazo.
    Abraços a todos
    THIAGO CUENCAS

    • blogdopeter

      Grato Thiago! É isso aí! Um abraço!

  4. Peter,

    Vc esta coberto de razão e vou um pouco mais além: – A pior crise é aquela que criamos em nossa mente.

    Abraços,

    Eduardo Melo

  5. Caro Peter,

    Claro que não podemos simplesmente fingir que nada está acontecendo e concordar com o cadedrático Lula e achar que a crise era só do Bush. A economia perdeu Bilhões de dólares, especialmente os chamados dinheiros de papel. empresas que valiam mais de 300 bilhões como a Petrobrás ainda estão tentando se refazer do impacto, mas ao mesmo tempo temos que acreditar, que como no ideograma japones, crise é igual a oportunidade.
    É hora de acreditar, rever seus conceitos, partir para novas negociações e criar, criar e criar. Somente assim vamos superar a crise e buscar solução para os investimentos dos proprietários que continuam buscando restabilidades dificeis de serem atingidas. Principalmente com hotéis reduzindo tanto suas tarifas e oferecendo cada vez mais benefícios na diária como ocorre em Salvador.
    Vamos dar menos e cobrar mais, valorizando o serviço e a qualidade. É fácil jogar as tarifas lá em baixo, mas este é um caminho sem volta, pois deteriora o produto, impede investimentos, desvaloriza a marca e não atende a expectativa dos proprietários. Viva o RevPar.
    Abraços,
    Airton Dornelas

  6. Caríssimos,

    Em Novembro do ano passado (não faz muito tempo!) li um interessante artigo da PRICEWATERHOUSECOOPERS – “Hotels: managing in a downturn” e eles falam em 10 passos para evitar ficar entre os perdedores no meio da crise. Lutarei com persistência, ciente das dificuldades que a CNN, BBC, Bloomberg nos mostram todos os dias e agora partilho com vocês esses 10 passos de forma muito reduzida, que me vão guiar em 2009.

    1 – Olhar com uma lupa o que está acontecendo no mercado. Atualização da informação constantemente.

    2 – Agir decisivamente – Acompanhar a volatilidade das mudanças e tomar medidas de forma extraordinariamente agil.

    3 – Cash is king – proteger a liquidez por todas as formas possíveis.

    4 – Focar no que realmente interessa – avaliar o que temos de parar de imediato.

    5 – Controle apertado de custos – Extrair valor e reduzir desnecessaria complexidade. Eliminar tudo o que não tráz vantagem para o cliente.

    6 – Informação muito clara entre colaboradores e sempre baseada em factos e não em presunções.

    7 – Desenhar diferentes cenários e avaliar o impacto na nossa performance constantemente.

    8 – Identificar os talentos e incentivá-los.

    9 – Manter regular e dialogo aberto com os donos ou sócios da empresa,perceber o impacto que lhes poderá causar as oscilações do negócio.

    10 – Não deixar de investir e de aperfeiçoar.

    Good luck !

    • blogdopeter

      Grato Maria Antonia pelo comentário e pelas informações que, com certeza, ajudarão a todos! Grande abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: