Urbanistas + visionários = mais turistas

Necessariamente a prospecção do turismo não está ligada a ações específicas do setor, que na opinião de vários especialistas é o melhor negócio do mundo, mas em trabalhos realizados por pessoas visionárias e até por urbanistas.

Vejamos o caso de Curitiba por exemplo. O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que administrou a cidade três vezes e também foi governador do Paraná, fez grandes obras e colocou o destino no mapa. Na suas três gestões deu ênfase ao transporte criando um modelo que recebeu notoriedade internacional, construiu parques, fechou ruas no centro, investiu no centro histórico e, principalmente trabalhou no Plano Diretor da cidade que estava no papel desde 1965. É isso que o governo brasileiro precisa fazer com o turismo, criar um plano e por na mão de técnicos que entendam do assunto.

Escrevo este texto do meu quarto de hotel, na capital paranaense, do 19º andar olhando para as luzes que brilham após um dia visitando alguns pontos turísticos como a Ópera de Arame e Jardim Botânico e olha que existem muitos atrativos turísticos por aqui. A gastronomia é vibrante, os centros comerciais são muitos, assim como a vida cultural, com casas de shows, teatros, museus e afins. Foi fascinante estar na Ópera de Arame e ver dezenas de turistas com sorrisos para todos entre a natureza exuberante. Os ônibus especiais de turismo, aqueles de dois andares e ainda por cima conversíveis, lotados de visitantes.

Enquanto isso, em Angola, o ministro brasileiro do nosso turismo amplia a linha de crédito – são quase US$ 2 bi – para o país africano ampliar o parque hoteleiro, realizar a qualificação profissional e criar um plano nacional de turismo baseado no que foi feito por aqui. Tudo isso depois do governo cortar 86% do orçamento do MTur. É pra ficar indignado ou não? Q$vpobdq? Fui, com votos de um bom feriado e boa semana!

Advertisements
  • Posted in: 1

3 comentários

  1. Sheila Pimentel

    vocês esta certo quando escreveu u%7dn&!
    Este país tem dirigentes hyhg @mjh#hu8!
    Um monte gt$jyu0k!

    Que m é f.

  2. Marcela Krístal

    Olá Peter, é aprimeira vez que acesso esta página, sou recém formada em Gestão Superior em Turismo e Hotelaria e gostei muito deste comentário, onde você coloca que o Turismo também pode ser trabalhado dentro de cidades totalmente urbanas, basta que seus responsáveis tenham uma visão aberta para isso,
    parabéns.

    • blogdopeter

      Olá Marcela! Bem vinda!
      Grato por escrever! Um abraço e viva o Turismo, a indústria da paz!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: