Brasileiros, às armas!

É comum mudarmos de opinião sobre determinados assuntos durante a nossa vida. Bandas de rock se transformam (às vezes) em grande orquestras tocando Bach ou Mozart – meu velho e bom Frank Zappa nunca sai do carrossel da minha jukebox, principalmente o último CD dele, Yellow Shark, com o Emsemble Modern, um exemplo vanguardista de seu estilo musical clássico que ainda será muito mais valorizado – ou os tons do Tom, nem as palavras do Chico, os poemas de Caetano ou rebolados do Gil.

Lembro bem quando o Lula em um de seus primeiros discursos no exterior falou em português e houve uma imediata comparação ao estilo diplomático do poliglota FHC.
– Nosso presidente não sabe falar inglês!
– É uma vergonha mesmo! Essa não!
Hoje valorizo em meu âmago nacional nossa língua e respondo para mim:
– Que se danem! Eles que aprendam o português!
Por que nós temos que nos ajoelhar aos imperadores dos chás e agora dos bourbons? Imperadores que estão deixando de ser tão importantes neste final de ciclo cósmico.

Desde a época que eu dava voltas no quarteirão com minha Caloi dobrável ano e modelo 1972 em ouvia dizer que o Brasil será o país do futuro, será que estamos perto desse presente?

Há algum tempo tenho tido um certo nojo em ler o caderno de Turismo do Estadão. Na última terça, a grandiosa capa valorizava exageradamente a Jordânia. Procurei imediatamente as chamadas no alto da primeira página para ver se havia algo brasileiro nos destaques e nada enobreceu meu brasileirismo. Por que se dá tanta importância aos destinos internacionais? Quanto que esse caderno ganha para divulgar outros países? Por que não divulgar a maravilhosa Amazônia ou os Lencóis, a Chapada Diamantina ou dos Guimarães e Veadeiros? Foz de Iguaçu, as cavernas do Petar, o cânion gaúcho, as maravilhas de Petrópolis, Itaúna, Abrolhos, rio São Francisco, Mangue Seco, Bonito, Pantanal, Jericoacoaquara, as dunas de Natal, o chique de Búzios, a europa de Curitiba, a história de Ouro Preto, os caminhos mágicos de Visconde de Mauá, os cenários de Agulhas Negras, as imagens rupestres de Sergipe, as maravilhas de Floripa, os encantos das maravilhas naturais (e não materiais) deste país magnífico!

Outra coisa que me deixa pdavida é esse consultor turístico do jornal, o tal Mr. Miles, com chapéu coco e bengalinha londrina. Ele que pegue o avião e se mande de uma vez!

Brasileiros, às armas! Saquem seus cartões de crédito, engatilhem os www dos sites de turismo, avancem sobre as agências e operadoras e ataquem as jóias que a mãe-terra nos favoreceu! Cintilem em direção da magia brasileira e descubram o real motivo em terem escolhido este país para nascer! E depois que tiverem conhecido o Brasil por completo, saiam e divulguem, com muito orgulho, nosso solo e suas atrações aos quatro cantos do mundo! Boa semana!

Advertisements
  • Posted in: 1

1 Comentário

  1. Muito bem, vanguarda não é só a música do Zappa é também sua fidelidade que perdura nos dias de hoje, carinhoso e conhecedor, passe isso para frente – bom para vc e sorte dos seus filhos !

    Ensemble Modern – Música de vanguarda uma orquestra clássica de música contemporânea + Frank Zappa = Peter, não é qualquer um que consegue ouvir e debater a sua linha de criação – Peter “Think a diference” esqueça da maçã! Parabéns!

    Finalizando, muito bem abordado o assunto Brasil – território – Brasileiro – estrangeiro – Uma vez um amigo falou: estou indo para Chapada fazer DH (Downhill de bike – modalidade de bicicleta que eu praticava), então eu disse: – “Cara”, por que vc não vai fazer um DH no Chile ? Ele respondeu: Marcelo, a gente vai viver e morrer sem conhecer o Brasil inteiro. Estrangeiros vem para cá e conhecem mais do que nós ! Vou rodar por aqui, depois eu vou para fora. – È verdade! Atenção a nossa Santa Patria!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: