Renovar, é preciso!

Já não é de hoje que escrevo sobre o tema da renovação, e não me refiro apenas nas reformas de hotéis mas sim, da maneira de atendimento, gerenciamento, do modo de organizar feiras, de vender, enfim, aprimorar sempre! E, querido leitor, deixo claro que todos somos falhos, inclusive eu, afinal graças aos projetistas deste planeta e da nossa forma, que somos nós mesmos, e como estamos em constante evolução, erramos quase o tempo todo. Mas a gana de melhorar precisar estar imbuída em nossas reais vontades de crescimento o tempo todo! Vamos à luta! Reconhecer os erros já é um passo importante!

Voltei da minha sétima Feira das Américas e, verdade seja dita, desde 2003 que não sinto uma mudança na feira. O mesmo formato, quase os mesmos estandes, alguns desistiram de participar, principalmente as redes internacionais como Hyatt, Marriott e Starwood. A Hilton retornou creio que com o incentivo do pessoal do Conrad do Uruguai, que sempre esteve presente no evento. É óbvio que é muito bom rever os hoteleiros, amigos e clientes, colocar o papo em dia, e ficar cinco dias no Rio de Janeiro, mesmo não tendo tempo de passear pelo calçadão ou ir a pontos turístico-gastronômicos, mas o clima da cidade, mesmo com tempo nublado, é uma delícia. Mas e o business? Ter um estande na feira não é um investimento que possa ser considerado barato, ao contrário, é muito caro. As taxas de limpeza, segurança, etc, já quase valem um estande pequeno em outras feiras.

Pelo que vi e ouvi, os expositores não se preocupam em investir alto, desde que tenham um retorno significativo, ou seja visitantes qualificados que gerem a prospecção de negócios, é o mínimo que esperam. Muitos reclamam da distância do Rio Centro e eu fico imaginando por que escolheram aquele local tão distante na época (1977) e não em um ponto mais próximo do canal da Barra, já que havia espaço ali. Muitos hoteleiros também reclamaram, este ano, da falta de infraestrutura de acomodações para os agentes de viagem que visitaram a feira, vindos de outros Estados. Diárias com preços abusivos e problemas de trafégo foram as questões mais comentadas.

Outra reclamação é a falta de intinerância da feira, há sete anos que ela acontece no Rio de Janeiro e isso acaba “cansando” os agentes que sempre prestigiam o evento e nesta edição muitos não vieram. Outros destinos devem sediar a Feira das Américas, desde que tenham infraestrutura. Sou a favor que ela mude a cada par de anos. Manaus deveria estar entre as cidades que poderiam recebê-la, já pensou quantos agentes internacionais viriam? E não adianta dizer que não há infra, é preciso criá-la!

Outro ponto que deveria mudar é esse formato estande padrão que acaba cansando. Como disse o Rui Manuel de Oliveira, da Sol Meliá, falta a alma da hospitalidade e do turismo, e esses dois aspectos são imprescendíveis. Vamos melhorar, aprimorar, unir as classes, entidades e seguir adiante com ímpetos para transformar de vez o Brasil no principal país do turismo mundial! Fui com votos de uma boa semana! Aho!

Advertisements

3 comentários

  1. Milena

    É isto amigo Peter! Renovar e aprender sempre, até para nao morrer de tédio!

    Boa semana!
    Beijos

  2. Caro Peter, mais uma vez, deixo aqui meus parabéns pela sua fantástica clareza de diagnóstico! Falta neste País investimento em pessoal! ainda impera a lei do Gérson : como tirar vantagem dos eventos e feiras…e não como torna-las melhores e avançadas. Precisamos ter o espírito da hospitalidade, da nacionalidade, do verdadeiro investimento em turismo. Hoje a Folha de São Paulo nos mostra no 59o. destino mais procurado, mostrando exatamente que nos falta massivamente infra-estrutura turística, facilidade de transportes, qualificação da mão-de-obra, limpeza e higiene das atrações e riquezas naturais e culturais.

  3. Foi uma honra lhe conhecer pessoalmente na FISPAL/Bahia 2009. Conversarmos pouco mas deu para senti que você escreve e fala é pura pesquisa e realidade de nosso segmento, Food service. Parabéns pelo seu site, pelo seu blog e pelo seu trabalho.Ha tempo buscava blogs e sites relacionados ao Food service, encontrei a fonte de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: