Se o Turismo fosse prioridade…

Se o segmento do turismo fosse realmente prioridade no Brasil, cujo potencial para a área é o maior no planeta – não canso de repetir isso -, as notícias ruins não seriam publicadas e, assim, a imagem do país não seria tão negativa no exterior.
– Quando morava na Bahia, meus familiares que vivem na França ficavam sabendo dos assaltos com turistas em Salvador antes do que eu!
É o que relata Jérôme Dardillac, chef executivo do Sofitel La Reserva Cardales, na Argentina. Minha pergunta para ele foi a seguinte:
– E em Paris, turistas também são assaltados?
– Infelizmente isso acontece por lá, mas não é divulgado.

Sabem por que não é divulgado? A municipalidade de Paris tem orgulho em administrar a cidade que mais recebe turistas no mundo. De acordo com o site eHow, mais de 70 milhões de pessoas visitam a Cidade Luz, só a Torre Eiffel é visitada anualmente por 6 milhões de turistas. É mais do que o Brasil recebe de estrangeiros por ano. OK, a pergunta é a seguinte: qual é a prioridade do governo francês? O turismo, é claro!

E no ímpeto em preservar a cidade, o que se faz? Qual seria o diálogo com os donos dos principais jornais de Paris, e até da França, com o governo?
– Senhores, peço que não publiquem nada sobre assuntos negativos relacionados ao turismo. Dependemos desse segmento para nosso desenvolvimento e vocês estão inclusos nessa engrenagem. Peço que antes de tomarem qualquer decisão, escutem o patriotismo contido em seus corações!

Do outro lado do Atlântico, a primeira ação que se faz é publicar tudo que acontece com os turistas, roubos, assassinatos. E vocês pensam que as notas são singelas e discretas, que nada! São escancaradas mesmo.
– Todos os dias antes de enviar o jornal para nossos hóspedes, tenho que ver a capa para poder escolher qual deles deve subir para os apartamentos. O Globo, nem parece que faz parte das mesmas organizações, pois na novela da oito, o Rio é mostrado em imagens lindas e no jornal é o inverso. A declaração é de um gerente geral que prefere não ter o nome revelado.

Se o turismo fosse prioridade dos governos que já passaram por Brasília ou pelas capitais de todos os estados – exceto a Bahia dos bons tempos -, as atitudes seriam outras. Se o turismo fosse prioridade neste Brasil, as ações seriam outras… Quando será que isso será possível?

Em Buenos Aires, de onde voltei na sexta-feira após vivenciar a festa de 100 anos do Marriott Plaza, um evento imperdível, a zona turística é preservada com afinco. Recoleta, Retiro, calle Florida e outras áreas são tratadas com prioridade, pois é lá que a maioria dos turistas estão.

Enquanto isso, em Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo, nada ou quase nada é feito. Quanto custaria por hotel para implementar um serviço de limpeza e segurança na orla e nas três quadras internas, até a Barata Ribeiro, por exemplo? E no Pelourinho então? E na região central de São Paulo, ou em Olinda, São Luiz e outros destinos brasileiros? Mãos à obra hoteleiros, operadoras e outras engrenagens do Turismo! O tempo urge, o momento de reversão é agora! 2014 é o ano em que o Brasil pode ser recolocado na rota do turismo intenacional, com era antes da ditadura e da grande corrupção avassalar nosso lindo país!

Fui, com votos de uma excelente semana para todos! Aho!

Advertisements

1 Comentário

  1. Carlos Alberto Krause

    Prezado Peter.
    Pois é,43 anos de profissão e 20 no ensino superior estão me deiuxando marcas nas mãos. Como dizemos nós os gaúchos, “dando murros em ponta de faca”. Turismo neste em nosso País para nossos governantes, só é assunto de pauta, nada mais, coisa chique. Clamo, grito e esbravejo e estico a orelha para ouvir o eco. Outra característica diferenciada do Brasil, nosso “ECO” é surdo! Mas vou continuar insistindo e pelo que vejo, voce também.
    Boa a sorte pra nós!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: