A grande universidade hoteleira de Las Vegas

Universidade talvez seja um pouco exagerado, maybe a MBA, mas para a maioria dos hoteleiros deste Brasil o título é verossímel, afinal muitos deles mal sabem calcular tarifas, promover e vender. É claro que estou exagerando, mas a carapuça vai servir para os empresários que querem ser hoteleiros e para as donas-de-casa que desejam ser pousadeiras…

Bem, voltando a Las Vegas, também conhecida como Sin City (cidade do pecado), cujo slogan atual é What happens in Las Vegas, stay in Las Vegas (O que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas) – tem conotação dupla ou não? -, a cidade parece que expulsou a máfia de seus hotéis e cassinos. O destino está evoluindo e deseja se transformar na capital mundial de entretenimento. Deseja ter turistas que venham assistir espetáculos – só como exemplo, existem sete shows do Cirque du Soleil rolando ao mesmo tempo em Vegas, todos em alguns dos 13 hotéis da MGM, que agora é uma empresa com ações na bolsa norte-americana.

Entre os resorts da MGM, se destacam o recém-inaugurado Aria e o sempre alto astral Bellagio, aquele da magnífica fonte e do filme 11 homens e um segredo, sem esquecer o Caesars Palace. Mas um empreendimento chama muito a atenção em Vegas, trata-se do Wynn e do Encore, dois hotéis cujas fachadas se destoam do restante dos famosos meios de hospedagem e que foram construídos para serem os melhores de Vegas, é o que garante o proprietário Steve Wynn.

Tudo bem, a esta altura você deve estar perguntando o que o título tem a ver com tudo isso. Posso dizer com certeza absoluta: Las Vegas é um grande palco de ensino para qualquer hoteleiro. Hotéis com mais de 4 mil habitações, dezenas de restaurantes, um CVB que arrecada 500 milhões de dólares ao ano com a cobrança (invisível para o turista) de 12% de cada room  night.

A criatividade para criar hotéis temáticos, que lado a lado convivem com uma concorrência profissional. Aqui no Brasil, saindo do eixo Rio-SP, donos de hotéis com cabeças diminutas não querem dividir informações técnicas como índices de ocupação e DM. Acham infantilmente que estão defendendo algo que nem sabem o que e para qual finalidade é utilizado.

Todo hoteleiro deveria ir para Las Vegas conhecer os vários hotéis goliasianos. Assim, talvez, ficariam embasbacados e parariam de achar que o mundo está baseado apenas em seus meios de hospedagem. Hoteleiros e empresários de Buenos Aires, por exemplo, poderiam ir lá e aprender como se constrói um convention bureau, algo que a cidade – ridiculamente – ainda não tem.

Os hoteleiros do Brasil querem aprender, tenho notado isso nos seminários que começamos a organizar no ano passado. A Copa 2014 está batendo em nossa porta e a chance de avançarmos alguns anos é essa. Vamos aprender, escutar os mais velhos e correr com os mais jovens. Vamos pra frente!

Pra frente hoteleiros do Brasil, vamos ser o melhor país no âmbito turístico deste lindo planetinha. Produtos naturais temos de monte, é só olhar no mapa. Fico imaginando como seria ter um complexo temático na Amazônia, com hotéis baseados na cultura dos Incas, índios e caboclos. Com boa uma divulgação no exterior, poderíamos ser o destino number one, certo?

Não deixe que as eleições atrapalhem os negócios, corra paralelamente e busque novos mercados, aprendizados e seja o exemplo da sua cidade. Una-se aos outros hoteleiros e trabalhe o destino. Destino bem trabalhado é sinônimo de hotel cheio. Pra frente! Aho!

Anúncios
  • Posted in: Sem categoria

4 comentários

  1. Aline

    Peter,
    Parabéns pelo post! Excelente!
    Viva Las Vegas…
    Abraços,
    Aline

    • blogdopeter

      Grato Lara pelo comentário, que bom quen gostou! Abraços!

  2. Peter,

    Realmente muito bom o post de Las Vegas. Temos muito o que aprender com eles. Não é a toa que são a maior potência do planeta.
    Abraço.

    • blogdopeter

      Olá Mauricio, tudo bem? Vale a pena conhecer e analisar… Um forte abraço e grato pelo comentário!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: