Despedidas, problemas idiomáticos e bandeirinhas

Mais uma viagem!
Ontem nos despedimos temporariamente da Tia Helena, que viveu 87 anos. Conheci-a em 1986 quando casei com uma de suas sobrinhas, a Solange. Serena e de uma tranqüilidade, paz e harmonia contagiantes,  sempre me pareceu uma santa, mesmo que eu nunca tenha conhecido uma, mas imagino que elas devam ser assim. Todas as vezes que nos encontrávamos, ao cumprimentá-la, sua energia me transmitia uma sensação muito boa, repleta de adjetivos como os acima citados.

Tenho certeza que ela ficará OK, continuando a ser o que sempre foi: uma pessoa do bem, simples e sempre de alto astral. Parabéns Helena pela sua vida e por ter deixado sementes tão especiais quanto seus filhos Chiquinho, Nanci, Márcia e Edison, seus netos Wander, Wagner, Wania, Leonardo, Carolina e Victor, além de seu bisneto Diego, sem esquecer da nora Suely, dos genros Ari e Antonio e dos pares de cada neto, Tatiane, Luciano, Fabiana e Thiago. Sei também que sua evolução será plena de conquistas nos âmbitos da paz e amor! Agradeço! Viva!

Le côfré no work!
Minha prima e o marido fizeram a estréia na Europa. Foram de excursão e, em 12 dias, conheceram 5 ou 6 cidades. O detalhe é que eles quase não falam nada além do idioma português. No hotel de Paris, o cofre resolveu não funcionar  e ele sem saber o que dizer, aceitou a sugestão da esposa:
– É côfré, Tchuco (o apelido carinhoso que ela deu pra ele). Diz que o côfré está quebrado!
Madam, le côfré no work! Disse, segurando o fone.
Obviamente a atendente não entendeu nada. Ele desceu e tentou explicar para ela. Fez algumas mímicas tentando mostrar o que estava quebrado. Depois dele ter achado que ela tinha entendido, subiu e resolveu esperar.
– E aí Tchuco?
– Acho que entendeu! Vamos deixar a porta aberta para ver se passa alguém. E lá se foi ele esperar na porta do quarto. Eis que surge o garçom com uma bandeja com dois cafezinhos, além de uma chaleira elétrica. Entrega tudo pra ele, que acha muito simpática a sua atitude.
– Olha Cá, eles trouxeram um café pra gente de cortesia e mais uma chaleira!
– Ué, mas por que trouxeram outra chaleira se já temos uma?
Ele resolve descer e conversar com a madam da recepção.
No final das contas e da ópera, ele entendeu o que ela tinha entendido. O côfré seria café e a mímica  foi entendida como chaleira quebrada… Uhú!

Cadê as bandeirinha mano?
Pois é, onde estão as bandeirinhas que tremulavam nos automóveis do Brasil? A seleção saiu da Copa e 90% delas foi para o lixo. A conclusão, portanto, é que a bandeira serve apenas para causas esportivas. O patriotismo (tenho dúvidas se esta palavra está em nosso dicionário) está vinculado apenas aos prováveis gols de um jogador.

Bom, o exemplo vem de cima e o que se pode fazer? Eu digo que podemos aprender a votar e depois das eleições ficar em cima dos elegidos, pelos menos fique em cima daquele que você mandou para a câmara, senado, município, governo estadual e presidência.

Muito triste ver nosso presidente discursando palavras desconexas sobre o Brasil, citando sucuris, mímicas e ladrões de carro. Tirando sarro de seu próprio país, rebaixando todo o esforço que ele mesmo fez, na criação do ministério do Turismo.

Aliás, o logotipo da Copa 2014, lembra muito a imagem de Chico Xavier, o cabelo e a palma da mão são notórios. Agora, algo que não entendi e que me foi colocado pelo primo Maurício, é por que o 2014 está escrito em vermelho? Onde existe essa cor em nossa bandeira? Tudo bem que o designer gráfico Alexandre Wollner diz que não precisa colocar as cores do país, pois o evento é mundial, mas, realmente, nos faz lembrar quando o Lula foi pela primeira vez para os EUA e teve que escutar do Bush:
– O que é esse pin de estrela vermelha no seu peito?
– É o símbolo do meu partido!
– Ah é? E você é apenas presidente de um partido ou de uma nação…?

Uma excelente semana, com bons negócios e muita diversão! Aho!

Anúncios
  • Posted in: Sem categoria

2 comentários

  1. MIANTAG MELKONIAN FILHO

    BOA PEDIDA….. PODE CONTAR COM AS FAMILIAS MELKONIAN ,MIKSIAM ,MAGALDI, GAZARIAM……..BEIJOS PARA TODOS

    • blogdopeter

      Hahahaha…. boa! Bjs!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: