Domingo de pilaf da Mama!

As Mamas cozinham muito bem! Têm comidas que só elas sabem fazer! A minha, por exemplo, é especialista em comidas do Oriente Médio. Nasceu no Irã, mas com ascendëncia armênia, iuguslava, tcheca e italiana. Acho que são os todos esses genes que devem fazer que sua mão seja tão especial. Acabei de sair da mesa, onde degustamos um prato tipicamente iraniano, o Barralí Pilaf, que é um arroz (tudo na gastronomia daquele país leva arroz/pilaf) com favas, açafrão e dil, uma verdurinha simpática e saborosa. Para acompanhar, peito de frango cozido em seu próprio caldo. Delicioso!

Outro prato que gosto muito é a berinjela com frango e arroz/pilaf. Para quem não conhece, o pilaf é bem diferente do nosso arroz. Ele é mais solto, saboroso e é feito da seguinte maneira:
– Enche-se uma panela com água e sal, deixando ferver;
– Joga-se o arroz lavado e espera que cozinhe até que esteja 70% pronto (al dente);
– Escoa-se tudo. Volta o arroz pra panela e o arruma como uma montanha, tipo o monte japonês Fuji;
– Aí, coloca-se sobre o arroz, como se fossem pranchas de skybunda, fatias de manteiga. Pega-se um pano de prato limpo dobrado e que cubra o diâmetro da panela na totalidade. Aí põe se a tampa;
– O fogo nesse momento deve ser o mais baixo possível e se houver uma chapa, coloque-a entre a chama do gás e da panela.
– Depois esperamos alguns minutos e para saber se está pronto, molhamos a ponta do dedo e batemos na lateral da panela, se fizer aquele barulinho, assim como testamos o ferro de passar roupa, aquele tsch, tsch, está pronto! Bom apetite! Qualquer dúvida, escreva!

Já, lá em casa, a Mama dos meus filhos, a Sô, cozinha muito bem, também. Risotos, muquecas, caldeiradas, pastas são a especialidade dela. Os risotos ficam como os italianos, bem úmidos. Azeite de primeira e um queijo ralado… Mmmm, delicious!

Acho que nunca vi um Festival Armênio ou Iraniano sendo organizado nos hotéis de São Paulo. Mexicano, Chileno e Peruano são os mais tradicionais. Será que algum se habilita? Olha que a comunidade armênia em SP é muito grande, se fizerem uma boa divulgação, com certeza será um sucesso! Bom, vai aí a sugestão! Aho!

Advertisements

6 comentários

  1. Giulia

    Nossa, com certeza vou fazer pilaf nesses dias! Aiai, que saudades da comida da mamãe e da vovó!!!

    • blogdopeter

      Oi Giu, você também cozinha muito bem! Teus risotos são excelentes! Vou mandar por Fedex! Bjks!

  2. Tânia Galdeano

    Peter,

    Se os hotéis de SP irão organizar festivais gastronômicos, não sei… Mas aposto que todos que leram estão com fome!!!
    Que tal um evento gastronômico organizado pelo Hôtelier News, tendo como chef, as “Mamas” citadas ?
    Abs,
    Tânia

    • blogdopeter

      Olá Tania, tudo bem querida?
      Olha, acho a ideia ótima, por que não fazemos juntos? Plaza Inn e Hôtelier News, o festival das Mamas? Cada domingo, uma Mama cozinha só para um grupo exclusivo de convidados, topas? Bjs

  3. Natalia

    Olá Peter,

    Sou leitora assídua do blog, sou estudante de hotelaria em CWB, e colocamos no papel um plano de ação para um determinado hotel em SP, usando sua sugestão de um Festival Armênio, com uma breve pesquisa da cultura, historia, gastronomia acho que conseguimos chegar lá, não conhecia nada da historia desse país, realmente me estigou muito, gostei muito de todo o trabalho.
    E quem sabe um dia esse trabalho possa ser realizado rsrs
    Toda a leitura do blog tem acarretado muito conhecimento aos aprendizes da hotelaria que ainda tem muito chão para percorrer.

    Abrçs
    Natalia

    • blogdopeter

      Olá Natalia! Agradeço pelo comentário e fico muito feliz que o blog esteja sendo útil. Puxa que legal! Vai sair do papel com certeza. Se precisar que eu dê um empurrãozinho me avisa! estou a disposição! Um grande abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: