Para crescer, a hotelaria precisa de estatísticas!

Os grandes hoteleiros do Brasil são unânimes em dizer que a hotelaria precisa de estatísticas. É o histórico que serve de base para que atitudes possam ser tomadas em prol dos hotéis que estão, por exemplo, no mesmo destino. Aliás, para a administração de um hotel que nunca gerenciou suas receitas e que resolve implantar o revenue management, é preciso esperar 24 meses para que os resultados possam ser medidos. Ou seja, números, dados e índices precisam estar alinhados. E além disso, precisam ser compartilhados. Quanto mais índices na planilha, melhor a visão do futuro!

O hoteleiro que não divulga seus índices médios básicos como ocupação, diária, e UH’s ocupadas com os outros hotéis tem a cabeça pequena, vive dentro de uma imaginária muralha e não está preparado para encarar o desenvolvimento e nem os riscos necessários para o crescimento.

O hoteleiro que trabalha voltado para seu crescimento não tem medo da concorrência, ao contrário, une-se a ela para juntos defenderem a divulgação do destino. Todos ganham com essa ação.

Já escrevi que 99% dos hotéis são escolhidos pelos hóspedes em decorrência do destino sugerido. Salvo alguns resorts que já são em si destinos consolidados como o Transamérica Comandatuba, Tivoli Ecoresort e alguns outros onde os clientes vão para ficar, a grande maioria resolve primeiro ir para um destino e não para o hotel. E em outros casos, nem precisa ser um hotel de porte, pode ser uma pequena pousada encrustrada em uma colina com vista paradisíaca.

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) é uma das entidades que trabalham em prol da difusão de estatísticas. Os profissionais das redes já estão fazendo a lição de casa há muito tempo. Alguns muitos hoteleiros independentes precisam sair do jardim de infância…

2) É difícil ter que votar no “menos pior”

É triste escutar “vamos votar no menos pior”, e olha que ouvi isso várias vezes durante a semana. Há muitos anos que ouço também que o país tem o governo que merece ter. É muito indignante chegar em uma eleição presidencial e ter que decidir o voto por um candidato porque o outro é pior. Eu queria ter o orgulho em apertar o botão “confirma” por estar escolhendo o candidato que pode fazer o melhor pelo país e não ao contrário! Infelizmente ou felizmente não estarei aqui no dia 31, vou viajar a trabalho e mesmo sendo feriado prolongado espero que as eleições caminhem bem.

Meu real desejo é que assuma quem for, que faça um bom governo, que coloque de lado as tentações do poder, da vaidade e ganância e governe para o bem, para a educação, tão largada nos últimos governos. Que invista de verdade na infraestrutura aeroportuária, nas estradas, que implante ferrovias, que faça alianças em prol do país, e não do partido. Que contrate técnicos e não amigos para os cargos mais importantes. Que ensine o povo a trabalhar e que não favoreça a população com programas do anti-desenvolvimento. Será que Papai Noel existe? Fui!

Advertisements
  • Posted in: Sem categoria

5 comentários

  1. Corretíssimo Peter. Impossível gerenciar adequadamente um meio de hospedagem sem a bendita estatística. Abraço.

    • Ricardo Luz

      Peter,

      Concordo com a afirmação do destino Praia do Forte.
      O Tivoli Ecoresort Praia do Forte é sem dúvida alguma um destino consolidado ao longo desses ultimos 25 anos de operações.
      Graças ao emprenho e dedicação de nós hoteleiros a pro atividade dos Baianos a simpátia inerente de nosso povo isso sem dúvidas faz a diferença.

      um abraço
      Ricardo Luz

      • blogdopeter

        Olá Ricardo! Grande abraço!

  2. Luiz Alonso Blanco

    Peter,
    tudo bem?
    Sou coordenador e professora do curso de tecnologo em Hotelaria do SENAC/RS e sempre leio teu blog e diante desta tua coluna, na qual todos com certeza concordam da importancia da estastitica, para hotelaria, desenvolvo junto com os professores uma pesquisa sobre todos os hoteis de Porto Alegre, realizando um levantamento do perfil dos funcionarios, hóspedes, infraestrutura hoteleira e procedimentos internos. Tem sido muito dificil a realização da pesquisa, pois todos querem o resultado, mas ninguem quer dar nenhum dado e outros não tem a dimensão da importancia destes dados, com rarissimas exceções,
    A pesquisa levou quase um ano e estamos na parte da analise destes dados, mas realmente é preocupante de ver o descaso com a estatistica…

    • blogdopeter

      Olá Luiz, tudo bem e você? Agradeço pela leitura e comentário! Parabéns pela iniciativa e colocamos o Hôtelier News à disposição para divulgar a pesquisa, caso ache válido. Se cada um fizer um pouco, o resultado será grandioso! Forte abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: