Dono de pousada é o quê?

Outro dia recebi o comentário que os donos de pousadas não gostam de serem chamados de pousadeiros. Achei estranho, a lógica é hotel = hoteleiro; pousada = pousadeiro? Ou podemos dizer pousadistas? Até lembra estadistas! O termo hospedeiro nos remete ao mundo da biologia, me traz a lembrança daquele velho filme (depois teve dois remakes) Os invasores de corpos, no qual alienígenas substituíam os corpos dos terráqueos com vagens. Bom, existem várias formas de chamá-los, donos de pousadas, donos de meios de hospedagens, pousadeiros, pousadistas, pouseteiros (hic), pousetistas, pousabelitistas… Alguns dizem também que eles não gostam também que chamem seus meios de hospedagem de pousadas… Você tem alguma sugestão?

Outro dia também um hoteleiro me perguntou o que eu achava dele aumentar suas tarifas em 20%. Minha resposta foi bem entusiástica: ótimo, vá em frente, mas lembre-se que depois você tem que vender as diárias, hein? O que você fez de novo no teu hotel? Os apartamentos estão atualizados? As áreas comuns não precisam de renovação? Tua equipe está bem treinada e os uniformes deles estão tinindo? A cozinha do restaurante está em ordem? A gastronomia está OK?
Ele pensou, coçou a cabeça e disse que talvez 10% de aumento estaria bom, né? Olhei para ele e não respondi.

Aproveito para desejar a você leitor um super 2011 com muita evolução, capacitação e aprendizado! Que tudo ocorra da forma que você desejar. Mas pense também nos que estão a sua volta, se não puder fazer nada por eles, pelo menos conceda alguns minutos de meditação para emanar alegria e bem estar.
A dica é simples de executar:

  1. Feche os olhos;
  2. Sinta o seu coração;
  3. Busque sentimentos de alegria;
  4. Visualize momentos que te fazem ficar bem;
  5. Expanda esse sentimento de amor;
  6. Sinta a expansão de seu coração;
  7. Imagine a alegria saindo dele;
  8. Direcione essa energia para quem você deseja o bem;
  9. Perdoe a quem você deva perdoar;
  10. Peça perdão para quem precisa pedir;
  11. Elimine as mágoas e rancores;
  12. Respire fundo e repita a meditação
  13. Agradeça por tudo!

Aho!

Advertisements
  • Posted in: Sem categoria

12 comentários

  1. Caro PK, dono de pousada é empresário, que aliás, possui uma empresa com imobilizado de valor pra lá de razoável, funcionando 24 horas/dia, 365/dias por ano.
    Eu particularmente fico muito feliz quando chamam minha empresa pelo nome correto, Pousada Beco da Lua, pois ela nunca foi e nunca será um hotel, até porque pela nova classificação, ela é uma pousada puro sangue.
    Abraço
    Idney Favero

    • blogdopeter

      Grande Idney, feliz 2011!
      Sim, empresário, assim como o hoteleiro! Você acha o termo pousadeiro ruim, pejorativo? Abraço

      • Não acho pejorativo, inclusive defendi em uma reunião de hoteleiros, que soava bem, dando uma impressão tipo off-road, aventureiro, coisa assim.
        Já um colega, com uma opinião diferente tascou: “pousadeiro confunde-se com pardieiro e minha pousada não é isso, muito pelo contrário”.
        Esta é a democracia PK, pluralismo! abs

  2. Aqui em Balneário Camboriú confundia-se Pousada com casa de excursão (onde as pessoas tem que levar toda roupa de cama e banho, não há recepcionista, não há limpeza dos apartamentos, etc), ainda há um pouco de confusão. Por conta disto não entendiam por que do valor da diária ser mais alta.
    Mas cabe a nós Pousadeiros nos posicionarmos com atendimento e serviço de qualidade. O importante é fortalecer o nome Pousada como um ambiente mais intimista, fortalecer as diferenças positivas entre hotel e pousada. Os dois tem vantagens e desvantagens, depende do que o hóspede está procurando.

    • blogdopeter

      Olá Heloisa! Agradeço pelo comentário. Gostei do teu esclarecimento sobre o conceito de pousada em BC e região. É isso mesmo, a ideia é sempre expandir o conceito e melhorar cada vez mais. Um grande abraço e feliz 2011!

  3. rubens sampaio corrêa

    Prezado Peter ,
    Gosto da discussão e da classificação para os meios de hospedagem.

    • blogdopeter

      Veleu Rubens! Eu também! Grande abraço!

  4. Ola
    porque tanta frescura…
    Até onde sei os donos de estabelecimentos que hospedam seriam proprietarios de hospedaria rsrsrs é isso aí… Venham conhecer em Pirenopolis – go minha futura hospedaria rsrsrs Villa Shekinah Hospedaria ou Pousada da lua? O que acham ??? rsrs
    62 33312288
    62 91056655

    • blogdopeter

      Salve Eluane! Hospedaria é termo antigo, sem infraestrutura. Mas, pode ser utilizada por que não? A questão da nomenclatura é porque alguns donos de pousada não gostam de ser chamados de pousadeiros, só isso. Pousada da Lua já existe. Pousada Villa Shekinah é bonito! Um abraço!

      • Gostei da sugestão então vai ser Pousada Villa Shekinah>> pousadavillashekinah.blogspot.com
        Um abraço…

  5. Ola Peter.
    voce acha que este ano os donos de pousada serão beneficiados pela economia no país, ou será pior que o ano passado?
    Obrigado

    • blogdopeter

      Olá Atlantis. Grato pelo comentário. Tem que buscar no mercado o teu público, independentemente da situação econômica. Tua pousada está próxima do maior polo econômico da América do Sul. São milhões de habitantes querendo viajar e se divertir. Acerte na mosca e lote sua pousada. Um abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: