Vale dos Vinhedos entre os 10 mais

Vale dos Vinhedos Lote 43O famoso Lote 43, da Miolo, um de seus melhores rótulos

Como um apreciador de vinhos, principalmente os de produção brasileira, fiquei muito feliz em ver o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, região que produz 90% dos vinhos de qualidade no País, figurar entre os 10 melhores destinos de enoturismo do planeta da lista sugerida pela edição de janeiro da publicação Wine Enthusiast Magazine (EUA).

O Vale é listado na sexta posição entre dois concorrrentes locais [California e Oregon] e na frente de países como Austrália, Itália e Portugal. Esta é uma boa oportunidade para que os produtores gaúchos comecem a pensar na promoção geral, criando assim equipes que pressionem os governos estaduais e federais para a criação de benefícios, visando o crescimento no mercado interno e internacional e, principalmente, tornando o nosso vinho competitivo nas gôndolas tupiniquins.

É notório o desenvolvimento da qualidade do vinho brasileiro nos últimos anos, principalmente da uva Merlot, que vai muito bem no solo brasileiro. Temos vinícolas excelentes aqui como Anghaben, Alma Única, Miolo, Lídio Carraro, Casa Valduga, Cave Geisse, entre dezenas de outras.

Um dos fatores que impedem o aumento do consumo pelas bocas brasileiras são os impostos municipais, estaduais e federais, que elevam o preço das garrafas acima das opções importadas, principalmente aquelas oriundas da Argentina e do Chile, destinos que nem figuram na lista da WEM.

O brasileiro precisa dar valor a si mesmo e aos vinhos que produz, e que a cada ano melhoram ainda mais. Saúde!

Anúncios

4 comentários

  1. Romero

    Menos, meu caro blogueiro. Querer comparar vinho brasileiro com vinho italiano, portugues ou mesmo californiano , já não é nem mesmo otimismo, é ingenuidade mesmo…no mínimo.

    • Caro Romero, me desculpe, porém, o Brasil tem sim vinhos tão bons quanto aos que você mencionou! O que você já experimentou dos nossos rótulos?

  2. Harlei Rodrigues

    Caro Peter. Quero estar de acordo contigo, e dizer as pessoas que apreciam bons vinhos, que se não fosse nossos impostos, poderiam beber, no bom sentido, excelente vinhos brasileiros, em especial os gaúchos, como estão fazendo os europeus. 1 abc, hr

    • É verdade Harlei, impostos e mais impostos são inerentes ao desenvolvimento do setor. Abs e grato pela leitura!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: